É relevante entender…
- As preferências dos consumidores;
- As tendências globais;
- E como estão a afetar os portugueses mais vulneráveis.
PARTICIPE APOIANDO
Conheça alguns factos e saiba mais sobre o seu impacto:
CAMPANHA “WRITE HERE WRITE NOW” INCENTIVA ENVIO DE POSTAIS
No Canadá, campanha permite que sejam endereçados postais, gratuitamente, para as pessoas que estão longe e a quem se deseja enviar uma mensagem mais “personalizada”.
Fonte: KEEPMEPOSTEDNA.ORG, 2021
MOTIVOS PARA DIGITALIZAÇÃO NÃO DEVEM SER ECOLÓGICOS
Campanha global da Two Sides anti-branqueamento ecológico: 710 empresas removeram argumentos enganosos anti-papel!
Fonte: PAPER.ORG.UK, 2021
NEM TODOS UTILIZAM INTERNET
23% dos indivíduos em Portugal com idade entre os 16 e os 74 anos, nunca utilizaram a internet – em casa, no trabalho ou em qualquer outro lugar, para fins particulares ou profissionais.
Fonte: EUROSTAT, 2018
A AFIRMAÇÃO “O FABRICO DE PAPEL DESTRÓI AS FLORESTAS” É UM MITO
A área florestal europeia aumentou quase 17 milhões de hectares nos últimos 20 anos, o que representa um aumento anual superior a 11 vezes a área da ilha da Madeira.
Fonte: UNECE, 2015
OS CONSUMIDORES QUEREM ESCOLHER
48% dos consumidores inquiridos em Portugal preferem receber documentos em formato físico.
Fonte: Pitagórica, 2019
COMPARAR O IMPACTE AMBIENTAL
Com um tempo de leitura de 30 minutos por dia, o impacte ambiental da leitura de um jornal online, no geral, tem o mesmo impacte ambiental que um jornal impresso.
COMUNICAÇÃO SUSTENTÁVEL
As árvores, principal matéria-prima do papel, são um amplo armazém de carbono e o principal absorvedor de dióxido de carbono da atmosfera. O Conselho Europeu tem, inclusivamente, reconhecido os produtos da madeira como amigos do ambiente. Uma gestão florestal sustentável ajuda a reduzir as emissões mundiais de dióxido de carbono.
RECORD DE RECICLAGEM DO PAPEL
Em 2017, 72.3% de todo o consumo de papel na Europa foi reciclado.
22% do consumo de papel não pode ser recolhido ou reciclado.
A FRAUDE PELA INTERNET É MAIS FREQUENTE
54% dos consumidores afirmam que provavelmente se depararão com publicidade enganosa ou ofertas e anúncios fraudulentos na Internet – muito mais dos que mencionam o telefone (18%), correio (15%) e venda porta a porta.
Fonte: Fraud in Cross-border e-commerce, European Commission, 2017
QUASE METADE DOS CONSUMIDORES PREFERE EM PAPEL
Dois em cada três consumidores portugueses, que preferem receber documentos em formato físico, dizem não ter acesso a computador ou internet e que é mais fácil o acesso à informação. A maioria dos consumidores inquiridos recebe correspondência do Estado (Segurança Social, Autoridade Tributária, reformas, entre outros) em papel.
Fonte: Pitagórica, 2019